sexta-feira, setembro 12

amanhã este blog faz anos OU I hear voices


Apíi buurtei tu blóg
Apíi buurtei tuu mi
Api buuuurtei tu aaase
Api buuurtei to iúu! Cu! Cu!


Se o meu pai soubesse da existência deste blogue, este aniversário seria agraciado com uma cena que se repete 5 vezes por ano na minha casa.
Há uma tradição inquebrável no nosso núcleo familiar – eu, mãe, pai, irmão, cão. Também há os gatos, mas tivemos a delicadeza de os poupar a isto pois eles ficavam bastante nervosos.

Sempre que um de nós faz anos, o chefe do clã – o Papi - mantém um estranho ritual (juro por deus que é verdade, tenho amigos que já assistiram e não me deixam mentir):

a) Se estamos em casa, o Papi desce as escadas pela manhã, dando pequenos pulinhos, geralmente de cuecas, enquanto grita “Apí burtei tu iú! Cu! Cu!!” Atenção – este comportamento repete-se inclusivamente na sua própria data de aniversário. Eu, que sou das primeiras lambonas alapadas à mesa do pequeno-almoço, engasgo-me sempre.

b) Se é ritual à distância, é qualquer coisa como isto:


Eu - “Estou papi?”

Papi - “Api burtei tu iú!! Cu! Cu!”

(Ele ri-se. De nós os 5, é o que acha mais piada a esta macacada)

Eu - “Ahh…obrigada pai…estou a ficar ve…”

Papi - “Cu! Cu!”

(mais risos do outro lado da linha)

Eu abano a cabeça e não consigo deixar de sorrir, o que deve ser dos nervos.

Papi – “Vá filhota, passa um bom dia ok?”

Eu (sereno um pouco) - “Sim…olha lá, a minha prend…”

Pai – “CU! CU!” (ri-se alarvemente)

A esta altura é impossível prosseguir qualquer conversa.


Mas como o meu pai não sonha com a existência deste blogue, vou festejar normalmente e desconsiderar o facto do aniversário ser só amanhã. O que dizem que não agoira nada de bom ao aniversariante. Paciência blogue. É que amanhã vou partir para um resort bastante longe de Portugal. Só estarei a mentir se por um grande acaso não ganhar o Euromilhões de hoje.

Por isso o discurso de aniversário tem de ser agora mesmo:

(Aclarar a voz, kleenex numa mão, microfone na outra)

Há exactamente um ano atrás estava a passar uma tarde algo difícil no meu trabalho. E como tinha mesmo muita coisa para fazer, senti aquele apelo idiota de me distrair com outra coisa qualquer que fosse pouco séria e que me fizesse esquecer as preocupações. Ali, no imediato, era impossível alcoolizar-me.

Estou a brincar! Por acaso era possível.
Mas estava sensível nesse dia, lembro-me perfeitamente.

(As pessoas sensíveis não são capazes de matar galinhas, porém são capazes de fazer um blogue.)

Volvido um ano de blogue, devo dizer que até estou a gostar de vir aqui. É divertido. E é divertido sobretudo porque vocês de vez em quando até passam por aqui e comentam estas palhaçadas, o que me faz sentir menos sozinha na minha loucura. E porque vocês também não batem muito bem da mona, o que mais divertido é! E entre o vir aqui e ir aí sempre se vai aprendendo mais alguma coisa, que não há coisa mais bonita que a troca de saberes. (“bonito, bonito…”)

Já estão mimados o suficiente? Podem continuar a aparecer se quiserem. Prometo que não vos faço mal.

8 comentários:

Emma Bovary disse...

Parabéns, Parabéns!

Anónimo disse...

parabens lady!
ps-o meu pai tem um ritual mt parecido mas em portugues e c sotaquezinho do norte,sei exactamente pelo q passas todos os anos!!!!
beijinhos e muitos parabens

medusasss disse...

Muitos parabéns!
***

Leila* disse...

Parabéns!!! Queremos mais!!

Beijinhos**

misskitsch disse...

First things first: o teu pai é A peça! Gostei da tradição e vou começar a implementar já desde este ano... Estou quase a fazer anos e vou pôr o pessoal todo a gritar: CU CU para mim.

Gostei.

E depois, muitos parabéns. Eu vou passando aqui. E vou achando piada, acenando com a cabeça ou a pensar: esta gaja não bate bem. E isso faz parte dos meus dias... which is nice e diz-te que, para além de ser para ti, o teu blogue também é para os outros.

Agora vou ali, sacudir-me, que este momento foi demasiadamente piroso... mas impunha-se.

Maria Nunes disse...

Parabéns!!!! (assim para o atrasadito...)

>> nim disse...

epa... e não é que deixei escapar o aniversário do meu? lol

enfim, parabéns!

ah... e bonito, bonito, são os tintins a bater no...

CU CU!

Teresa disse...

Pois eu só aportei hoje aqui e tenho estado a ler metodicamente desde o princípio. O nome de blogue era-me familiar, mas nunca me tinha dado para espreitar.

Foi hoje, e obrigada por me salvares o dia. É que na sequência de várias noitadas a trabalhar a té de madrugada hoje anda tudo zombie por aqui, metade ficou em casa a descansar e os que cá estão tentam desesperadamente não adormecer à secretária. Sem saberes, fizeste pois uma boa acção.

Estou a divertir-me imenso. :)