segunda-feira, julho 12

análise da imagem fotográfica


Esta obra bizarra, de um autor anónimo do século XXI, envolta em grande mistério, deixa o observador perturbado. A tensão advém sobretudo da expressão da figura humana (central na obra) e do ambiente ao seu redor. Esta fotografia são muitos pontos de interrogação: as cortinas estão a ceder ao peso da mulher que as puxa? Mas antes - essa mulher puxa as cortinas ou apoia-se nelas? E o que escondem as cortinas? Porque é que o autor opta por revelar alguns objectos avulsos - um penico, uma pia, uma toalha? À frente da cortina, que significam aqueles materiais? Como se classifica esta divisão? Divisão suja e caótica onde estão dispostos prováveis sacos cheios de lixo - o que simboliza esta desordem e falta de limpeza? O que é que esta composição plástica pretende revelar? E (não menos sinistro) que detalhe branco se afigura no chão, ao centro da mise en scène?

35 comentários:

Lourenço disse...

Ora portanto, o detalhe branco é o algodão! O algodão não engana. E a tipa da foto...uff. Também não engana... vai mandar as cortinas com os porcos!

Joana disse...

Não me venha dizer, daqui a muitos comentários, que anda em obras/mudanças para uma casa nova. Não quero acreditar que tenha um penico. Ainda por cima de plástico, córror!
:p

Pacica ♔ disse...

Eu acho que é a garagem/lavandaria da casa da moça. Ou espero que seja...

S. disse...

Amo o penico COR DE ROSA loloool

foresteronhighheels disse...

Também intrigante, o equilíbrio de cor entre o penico e as riscas do vestido

Anónimo disse...

genial :)

Frutinha disse...

LOOOOL!!!! Esta é uma das candidatas á Miss Maxman 2010. LOL.
Nem tem comentário possivel.

S* disse...

Que falta de tudo... de olhos.

Lady Me disse...

É simplesmente deprimente.

Cate disse...

Ai, não posso crer.

Lilith disse...

Acho que vou assumir como elogio o facto de ter demorado BASTANTE tempo até perceber que a fotografia pretendia ser sensual... Creeeedo!

Piston disse...

Pseudo-porca

Ricardo disse...

Eh pah, épico. eu por momentos temi que a coisinha branca fosse um bocado de penso higiénico... adoro aquela tentativa deprimente de ser sexy... Upa upa xD

Anónimo disse...

Aí a Joana não acha que personagem da pic é a Lady pois não??
Rita A.

Anónimo disse...

ÉS DEMAIIIIIS!

Lola disse...

AAAAAAAAAARRGGGH! I'M BLIND!

A miuda dos saltos altos disse...

E falta falar das latas de tinta!

cexy disse...

Concorrente ao titulo miss trambolho 2010. Com fotos tiradas no clube recreativo lá da terra (vi as outras fotos e esta não é a pior)
Deve ter perdido uma aposta..só pode

Anónimo disse...

Mas a moça tem lá fotos beeeeem piores.
M-E-D-O

bilhas disse...

Eh ºa Lady... uma grande gargalhada para o teu post! :) Eu já tinha visto a figura no site de cromos difíceis que é a eleição da miss maxmen, mas confesso que a reacção foi tão má que nem sequer me consegui pronunciar sobre a dita... tu conseguiste de uma forma irrepreensível! :)

Estás lá! :)

Leonor disse...

Valeu a pena ver fotos como esta espalhadas por vários blogs para poder ler este post, tão subtil e certeiro.

Clara disse...

aaah, mas porque é que eu não a encontro lá no site?? ajudem-me!! quero tanto ver as outras fotos!

ah, não sei se já disse, adoro filmes de terror.

provocação disse...

Este post está genial. Casa comigo já.

Lu.a disse...

LOLOLOL!!! Mas de onde desencantaste esta obra-prima...??? Do "olhares"?
Das candidatas a Miss Maxmen...???

Bruno RSR disse...

Bem, eu já tinha ido parar a essa personagem. E como vejo que há muita gente interessada, fica aqui o perfil do bicho, com fotografias para todos os gostos e feitios. Gosto particularmente da última, em que não falta nada ao vestido sexy de coelhinha da playboy, nem mesmo o buraco nos collants....

bem, divirtam-se :)

http://www.maisfutebol.iol.pt/missmaxmen2010/perfil/5505/97043

Clara disse...

continuo sem conseguir ver as outras fotos da menina e estou triste. sinto que perco uma enorme pérola de sabedoria.

FUSCHIA disse...

PIOR - o quie levou esta criatura a concorrer a miss MAXMEN ??? não ha noção ....

Anónimo disse...

Do melhor para miss Maxmen... O pior é que a personagem está a atingir o objectivo e a ser divulgada.
... Argh... que ar de porca...

Anónimo disse...

POR FAVOR, comenta mais algumas fotos desta criatura!!!
Aqui: http://www.maisfutebol.iol.pt/missmaxmen2010/galeria/5505/97043

FABULOSA!!!

Rocco disse...

Há já algum tempo que penso que as miúdas feias são o futuro. Só não sei de quê.

sem-se-ver disse...

finalmente vi a foto de que toda a gente fala...


('quardbu' é a senha da menina do guichet, e parece-me, realmente, o melhor comentário à dita foto)

mar. disse...

onde está a dignidade nestes momentos? o.o

Rita May disse...

Obrigada por isto. Moro em barcelona há já algum tempo e se não fosse por ti provavelmente eu não teria conhecimento desta perola. Tive que ir "cordilhar" as outras e nem sei...entrou em mim um orgulho nacional igual aqueles que quando eu digo que sou portuguesa, as pessoam começam a gritar cristiano ronaldo, nuno gomes and so on. :)

Rita May disse...

Obrigada por isto. Moro em barcelona há já algum tempo e se não fosse por ti provavelmente eu não teria conhecimento desta perola. Tive que ir "cordilhar" as outras e nem sei...entrou em mim um orgulho nacional igual aqueles que quando eu digo que sou portuguesa, as pessoam começam a gritar cristiano ronaldo, nuno gomes and so on. :)

Rita May disse...

Obrigada por isto. Moro em barcelona há já algum tempo e se não fosse por ti provavelmente eu não teria conhecimento desta perola. Tive que ir "cordilhar" as outras e nem sei...entrou em mim um orgulho nacional igual aqueles que quando eu digo que sou portuguesa, as pessoam começam a gritar cristiano ronaldo, nuno gomes and so on. :)